sexta-feira, 4 de junho de 2010

Paróquia de Macau festeja "Santos juninos"

  Várias paróquias da Arquidiocese de Natal se preparam para celebrar as festas dos “santos juninos”. Os três são considerados como os mais populares, principalmente no Nordeste. Por isso, no mesmo período, ocorrem as celebrações religiosas e as festas sócio-culturais, quase que misturando folclore com religiosidade. Enquanto a sociedade vivencia, de um modo geral “mês de São João” com festas, em que se fazem presentes, na cultura popular, as danças de forrós e quadrilhas, a Igreja prioriza a celebração das festas religiosas. Aqui em Macau as comunidades do Porto de São Pedro, Imburanas e Tambaú convidam os fiéis devotos a participarem de novenas, missas e, também eventos sócio-culturais.

São Pedro é o padroeiro das comunidades do Porto de São Pedro e Imburanas. Junto com São Paulo, Pedro é considerado fundador da Igreja de Roma. Também é considerado como o primeiro Papa, embora a designação só tenha sido usada cerca de dois séculos depois. Simão era o nome de Pedro, um pescador, nascido em Betsaida e morador de Carfanaum. O evangelista Lucas diz que Pedro conheceu Jesus quando este lhe pediu o barco para falar a multidão. Ao entrar para o grupo dos 12, Jesus muda o nome de Simão para Pedro. O fato ocorre no momento em que Jesus pergunta: “E vós, quem pensais que eu sou?”, tendo Simão respondido: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus, então, responde: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne ou o sangue que revelou isto, e sim, meu Pai que está nos céus. Por isto eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja...” (Cf Mt 16,16-19).

A comunidade de Tambaú tem São João Batista como padroeiro. Estima-se que São João Batista nasceu no ano 7 a.C., sendo filho do sacerdote Zacarias e de Izabel, prima de Maria, mãe de Jesus Cristo. Na liturgia, ele é considerado o precursor de Jesus. O principal teor era a respeito da vinda do Messias, Jesus Cristo. Apesar de ser chamado “o Batista”, não foi João Batista quem introduziu o batismo no conceito judaico. Esse costume já existia. Porém, João introduziu uma novidade: o batismo como um ato no processo de conversão dos gentios. O auge das atividades de João Batista foi o batismo de Jesus, nas águas do Jordão. A programação nas comunidades seguem o seguinte período:Tambau e imburanas de  20 a  24 e oporto celebra de 19 a 29 de junho venha e participe conosco.

Nenhum comentário: