A Paróquia de Macau viverá de 02 a 07/08/09 a 12ª Semana da Família. Este ano refletirá o tema:"Família, Igreja Doméstica, caminho para o discipulado." Confira a programação:
02/08 (domingo) -19h30min - Missa de abertura com todas comunidades no CEIMH
03/08 (segunda) - 1° encontro das famílias com bênção do Santíssimo Sacramento
19h30min - Praça dos Escoteiros
19h30min - Comunidade de Ilha de Santana (1ª Ilha)
04/08 (terça) - 2° encontro das famílias com bênção do Santíssimo Sacramento
19h30min - Rua Feliciano Tetéo (Rua das Carretas)
19h30min - Comunidade do Canto do Papagaio
05/08 (quarta) - 3° encontro das famílias com bênção do Santíssimo Sacramento
19h30min - Bairro dos Navegantes
19h30min - Comunidade de Diogo Lopes
06/08 (quinta) - 4° encontro das famílias com bênção do Santíssimo Sacramento
19h30min - Adoração nas Igrejas do Centro, Porto e Valadão
16h30min - Comunidade de Barreiras
07/08 (sexta) - 5º encontro das famílias com bênção do Santíssimo Sacramento
19h30min - Valadão
19h30min - Comunidade de Salinópolis
08/08 (sábado) - Encerramento na cidade de Pendências
16h - Saída de Macau
17h - Acolhida das comunidades do VI Zonal
18h - Santa Missa
ORAÇÃO A JESUS PELAS FAMÍLIAS DA AMÉRICA
Senhor Jesus, nós Vos agradecemos porque o Evangelho do amor do Pai, com o qual viestes salvar o mundo, foi amplamente proclamado por toda a América como dom do Espírito Santo que faz florescer a nossa alegria.
Nós Vos damos graças pelo dom da vossa Vida, que nos oferecestes, amando-nos até ao fim: ela torna-nos filhos de Deus e irmãos uns dos outros.
Aumentai, Senhor, a nossa fé e o amor por Vós, que estais presente em tantos sacrários do Continente.
Concedei que sejamos fiéis testemunhas da vossa Ressurreição aos olhos das novas gerações da América, para que, conhecendo-Vos, Vos sigam e encontrem em Vós a sua paz e a sua alegria. Só assim poderão sentir-se irmãos de todos os filhos de Deus, dispersos pelo mundo.
Vós que, fazendo-Vos homem, quisestes ser membro da família humana, ensinai às famílias as virtudes que resplandeceram na casa de Nazaré. Fazei que elas permaneçam unidas, como Vós e o Pai sois Um, e sejam testemunho vivo de amor, de justiça e solidariedade; fazei que sejam escolas de respeito, perdão e ajuda recíprocos, para que o mundo creia; fazei que sejam fonte de vocações para o sacerdócio, para a vida consagrada e para todos os demais modos de decidido compromisso cristão.
Protegei a vossa Igreja e o Sucessor de Pedro, ao qual Vós, Bom Pastor, confiastes o encargo de apascentar todo o vosso rebanho.
Fazei que a vossa Igreja floresça na América e multiplique os seus frutos de santidade.
Ensinai-nos a amar a vossa Mãe, Maria, como A amastes Vós. Dai-nos força para anunciar corajosamente a vossa Palavra ao serviço da nova evangelização, para consolidar no mundo a esperança. Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da América, rogai por nós!
(Dado na Cidade do México, dia 22 de janeiro de 1999, vigésimo primeiro ano de Pontificado.)
terça-feira, 21 de julho de 2009
PARÓQUIA DE MACAU E CJP REALIZAM O 15° PROFETAS NA BASE
O 15° Seminário dos Profetas na Base acontecerá de 24 a 26/07/09. O tema deste ano é "Profetas: mãos que promovem a justiça e a paz". Na sexta-feira, dia 24, haverá uma palestra às 19h30min, no Porto de Ama, com o diácono Francisco Adilson sobre e paz e justiça. No sábado, as oficinas serão realizadas no CEIMH e são as seguintes: juventude, espiritualidade e missão; Amós: profeta da justiça social; gênero: afetividade e sexualidade e controle social. Sendo que esta contemplará somente conselheiros municipais. O evento será encerrado no domingo com o almoço.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
3º Mutirão Regional de Comunicação
O 3º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 23 a 25 de outubro de 2009, na FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e no Centro Pastoral Dom Antônio Costa, em Caruaru, com o tema: Processos de Comunicação e Evangelização.Tem como objetivo promover diálogos sobre como funcionam os processos de comunicação e buscar construir uma sociedade que lute pelos direitos dos menos favorecidos, promovendo a paz e a justiça.A abertura ocorrerá na noite do dia 23, com a apresentação do grupo folclórico Asa Branca e com as palavras de boas vindas da Diocese de Caruaru. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 3º Mutirão de Comunicação.Serão oferecidas 12 oficinas (24/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 25, haverá, simultaneamente, quatro seminários.O evento está sendo organizado para um público de 500 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.
Oficinas e Seminários
OFICINAS:(30 VAGAS POR OFICINA). Marketing e Organização de Eventos (Eisenhower Almeida – João Pessoa/PB). Pastoral da Comunicação (Ir. Elide Fogolari – CNBB/Brasília/DF). Produção de Programas de Rádio (Nill Júnior – Afogados da Ingazeira/PE). Fotografia (Amauri – Caruaru/PE). Comunicação e Catequese (Ir. Lídia – Caruaru/PE). Comunicação e Liturgia (Pe. Héliton Marconi – Caicó/RN). Comunicação e Oratória (Pe. Everaldo – Caruaru/PE). Produção de Blogs (Valdemir França – Recife/PE). LIBRAS (Sheila – Caruaru/PE). Jornal Impresso (Marconi Aurélio – Caruaru/PE). Assessoria de Comunicação (Pe. Geraldo Martins – CNBB/Brasília/DF). Comunicação Pessoal e Grupal (Milton Dantas – Natal/RN)
OFICINAS:(30 VAGAS POR OFICINA). Marketing e Organização de Eventos (Eisenhower Almeida – João Pessoa/PB). Pastoral da Comunicação (Ir. Elide Fogolari – CNBB/Brasília/DF). Produção de Programas de Rádio (Nill Júnior – Afogados da Ingazeira/PE). Fotografia (Amauri – Caruaru/PE). Comunicação e Catequese (Ir. Lídia – Caruaru/PE). Comunicação e Liturgia (Pe. Héliton Marconi – Caicó/RN). Comunicação e Oratória (Pe. Everaldo – Caruaru/PE). Produção de Blogs (Valdemir França – Recife/PE). LIBRAS (Sheila – Caruaru/PE). Jornal Impresso (Marconi Aurélio – Caruaru/PE). Assessoria de Comunicação (Pe. Geraldo Martins – CNBB/Brasília/DF). Comunicação Pessoal e Grupal (Milton Dantas – Natal/RN)
SEMINÁRIOS:(100 VAGAS POR SEMINÁRIO).
Rádio Comunitária: legislação e organizaçãoPalestrantes: Dom Manoel Delson – Caicó/RN e Verônica Alves – Nazaré da Mata/PE. Mediador: Nill Júnior – Afogados da Ingazeira/PE. Leitura Crítica da Cultura MidiáticaPalestrantes: Wilson Firmo – Recife/PE e Pe. Everaldo – Caruaru/PE. Mediadora: Cacilda Medeiros – Natal/RN. Novas tecnologias: desafios e oportunidades para a IgrejaPalestrantes: Juciano Lacerda – Natal/RN e Rodrigo Rios – Maceió/AL. Mediador: Pe. Eduardo Tadeu – Maceió/AL. Mística do Comunicador CristãoPalestrantes: Irmã Elide Fogolari – CNBB/Brasília e Pe. Geraldo Martins – CNBB/Brasília. Mediador: Pe. Janilson Rolin – Cajazeiras/PB
Maiores informações: http://www.3muticom.blogspot.com/
sábado, 11 de julho de 2009
"Presidente, rezo pelo senhor; afirmou Bento XVI, ao término de seu histórico encontro"
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi recebido em audiência por Bento XVI, esta tarde, na residência pontifícia vaticana. Antes de se encontrar com o pontífice, Obama se deteve em conversação com o cardeal-secretário de Estado, Tarcisio Bertone, por cerca de 10 minutos. Participou deste encontro também o responsável das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.
Obama estava acompanhado, além de seus familiares – Michelle, sua esposa, as filhas Sasha e Malía, e sua sogra − por uma delegação de onze pessoas, entre as quais os conselheiros de Segurança Nacional Jim Jones e Denis McDonough, e o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
Desde o início do dia foram tomadas medidas extremas de segurança no local, onde em alguns pontos foi proibido o tráfego de pessoas e de veículos. Este foi o primeiro encontro entre os dois líderes.
De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, no diálogo entre ambos, foram abordados temas de interesse mundial e convergentes, como a paz no Oriente Médio, e questões divergentes, como a gravidez indesejada.
Sorridentes, um ao lado do outro, Obama e Bento XVI submeteram-se aos flashes dos fotógrafos e operadores de vídeo que registraram para a posteridade, este histórico encontro, no momento do cordial aperto de mão entre ambos. Obama brincou com o papa, afirmando: "Estou certo de que o senhor está habituado a ser fotografado; eu também!" Logo a seguir − às 16h25 − fecharam-se as portas da biblioteca do papa, e teve início o encontro privado. "O senhor deve estar cansado após todos os encontros do G8 em L'Aquila": foi a frase que os jornalistas ouviram o papa dizer a Obama, enquanto se fechavam as portas da biblioteca.
Pouco antes, os jornalistas ouviram Obama dizer ao pontífice que a cúpula do G8 fora muito produtiva e concreta, e recordara o empenho de conceder 20 bilhões de dólares para a luta contra a fome. O colóquio privado entre ambos durou 36 minutos, findos os quais, Obama apresentou ao papa seus familiares.
Michelle, vestindo um tailleur preto e com a cabeça coberta por um véu da mesma cor, estava visivelmente emocionada quando seu marido a apresentou ao pontífice. Ao se despedir de seus hóspedes, Bento XVI voltou-se para Obama, dizendo-lhe: "Presidente, rezo pelo senhor!" O presidente norte-americano respondeu: "Santidade, espero em um relacionamento muito forte entre os EUA e a Santa Sé!"
O presidente dos EUA deu de presente ao papa, uma estola litúrgica que, de 1988 a 2007, esteve sobre o corpo de São João Nepomuceno Neumann, no santuário a ele dedicado, na Filadélfia.
São João Nepomuceno Neumann nasceu na Boêmia (ex-Tchecoslováquia), em 1811, e morreu na Filadélfia, em 1860. Foi beatificado em 13 de outubro de 1963 e canonizado em 19 de junho de 1977, por Paulo VI. Foi o primeiro bispo estadunidense a ser inscrito no álbum dos santos.
Por sua vez, Bento XVI presenteou o chefe da Casa Branca com uma cópia de sua terceira encíclica (sua primeira encíclica social), apresentada nos dias passados − a Caritas in Veritate − encadernada em couro branco com um mosaico que representa a Praça São Pedro e a Basílica vaticana. "Obrigado, Santidade! Eu a lerei no avião!" – disse Obama, agradecendo o presente. O pontífice deu também de presente, aos demais hóspedes, como tradicionalmente, medalhas de seu pontificado e terços.
Às 17h17, Barack Obama deixou o Vaticano, juntamente com Michelle, depois de ter saudado o Prefeito da Casa Pontifícia, Cardeal James Harvey.
Uma discreta multidão de pessoas aguardava, na Via della Conciliazione, a passagem do cortejo de veículos do Presidente Barack Obama, e o aplaudiu quando ele passou, com destino ao Vaticano, onde o aguardava Bento XVI.
Michelle Obama chegara ao Vaticano, acompanhada das filhas do casal, Sasha e Malia, além de sua mãe, Marian Robinson, uma hora antes da chegada de seu marido, para visitar a Basílica de São Pedro, a Cripta Vaticana (onde estão sepultados os pontífices) e a Capela Sistina.
A família presidencial entrou no Vaticano por uma porta lateral, por meio da qual se chega à Sala Paulo VI, cercada de fortes medidas de segurança.
Para facilitar a visita e garantir a segurança, a basílica vaticana foi fechada ao acesso dos fiéis e turistas horas antes.
Concluída a visita à Capela Sistina, Michelle, sua mãe e as duas meninas foram conduzidas à residência apostólica, onde teve lugar a audiência com Bento XVI.
Fonte:Obama estava acompanhado, além de seus familiares – Michelle, sua esposa, as filhas Sasha e Malía, e sua sogra − por uma delegação de onze pessoas, entre as quais os conselheiros de Segurança Nacional Jim Jones e Denis McDonough, e o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
Desde o início do dia foram tomadas medidas extremas de segurança no local, onde em alguns pontos foi proibido o tráfego de pessoas e de veículos. Este foi o primeiro encontro entre os dois líderes.
De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, no diálogo entre ambos, foram abordados temas de interesse mundial e convergentes, como a paz no Oriente Médio, e questões divergentes, como a gravidez indesejada.
Sorridentes, um ao lado do outro, Obama e Bento XVI submeteram-se aos flashes dos fotógrafos e operadores de vídeo que registraram para a posteridade, este histórico encontro, no momento do cordial aperto de mão entre ambos. Obama brincou com o papa, afirmando: "Estou certo de que o senhor está habituado a ser fotografado; eu também!" Logo a seguir − às 16h25 − fecharam-se as portas da biblioteca do papa, e teve início o encontro privado. "O senhor deve estar cansado após todos os encontros do G8 em L'Aquila": foi a frase que os jornalistas ouviram o papa dizer a Obama, enquanto se fechavam as portas da biblioteca.
Pouco antes, os jornalistas ouviram Obama dizer ao pontífice que a cúpula do G8 fora muito produtiva e concreta, e recordara o empenho de conceder 20 bilhões de dólares para a luta contra a fome. O colóquio privado entre ambos durou 36 minutos, findos os quais, Obama apresentou ao papa seus familiares.
Michelle, vestindo um tailleur preto e com a cabeça coberta por um véu da mesma cor, estava visivelmente emocionada quando seu marido a apresentou ao pontífice. Ao se despedir de seus hóspedes, Bento XVI voltou-se para Obama, dizendo-lhe: "Presidente, rezo pelo senhor!" O presidente norte-americano respondeu: "Santidade, espero em um relacionamento muito forte entre os EUA e a Santa Sé!"
O presidente dos EUA deu de presente ao papa, uma estola litúrgica que, de 1988 a 2007, esteve sobre o corpo de São João Nepomuceno Neumann, no santuário a ele dedicado, na Filadélfia.
São João Nepomuceno Neumann nasceu na Boêmia (ex-Tchecoslováquia), em 1811, e morreu na Filadélfia, em 1860. Foi beatificado em 13 de outubro de 1963 e canonizado em 19 de junho de 1977, por Paulo VI. Foi o primeiro bispo estadunidense a ser inscrito no álbum dos santos.
Por sua vez, Bento XVI presenteou o chefe da Casa Branca com uma cópia de sua terceira encíclica (sua primeira encíclica social), apresentada nos dias passados − a Caritas in Veritate − encadernada em couro branco com um mosaico que representa a Praça São Pedro e a Basílica vaticana. "Obrigado, Santidade! Eu a lerei no avião!" – disse Obama, agradecendo o presente. O pontífice deu também de presente, aos demais hóspedes, como tradicionalmente, medalhas de seu pontificado e terços.
Às 17h17, Barack Obama deixou o Vaticano, juntamente com Michelle, depois de ter saudado o Prefeito da Casa Pontifícia, Cardeal James Harvey.
Uma discreta multidão de pessoas aguardava, na Via della Conciliazione, a passagem do cortejo de veículos do Presidente Barack Obama, e o aplaudiu quando ele passou, com destino ao Vaticano, onde o aguardava Bento XVI.
Michelle Obama chegara ao Vaticano, acompanhada das filhas do casal, Sasha e Malia, além de sua mãe, Marian Robinson, uma hora antes da chegada de seu marido, para visitar a Basílica de São Pedro, a Cripta Vaticana (onde estão sepultados os pontífices) e a Capela Sistina.
A família presidencial entrou no Vaticano por uma porta lateral, por meio da qual se chega à Sala Paulo VI, cercada de fortes medidas de segurança.
Para facilitar a visita e garantir a segurança, a basílica vaticana foi fechada ao acesso dos fiéis e turistas horas antes.
Concluída a visita à Capela Sistina, Michelle, sua mãe e as duas meninas foram conduzidas à residência apostólica, onde teve lugar a audiência com Bento XVI.
http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=53522&eid=295
Assinar:
Postagens (Atom)